O Design Gráfico é uma das áreas que mais cresceu com o aquecimento do ambiente digital, o surgimento cada vez mais rápido de novas mídias e a necessidade de fortalecer marcas para sobreviver à democratização dos produtores de conteúdo.
Mas você sabe do que se trata o Design Gráfico? Ou o que faz um designer gráfico?
Para acabar com todas as dúvidas, separamos tudo o que você precisa saber sobre essa área tão importante. Vem!
O que faz um Designer Gráfico?
Antes de falar qualquer coisa, é importante voltarmos à origem das palavras para entender o segmento. No caso do design gráfico, os termos em latim estão ligados ao ato de simbolizar, desenhar ou projetar elementos visuais que ajudem na comunicação.
Em outras palavras, usar símbolos visuais para entregar mensagens, criar experiências e oferecer soluções estratégicas por meio de peças gráficas.
Dessa forma, o profissional conhecido como designer gráfico costuma ser o responsável por transformar ideias ou discursos em peças visuais que possuam senso estético, sejam funcionais e chamem a atenção do público. Como o objetivo por trás dessa conexão depende de cada projeto, essa peça pode ser tanto a criação de uma identidade visual quanto a sinalização de um escritório.
Uma amplitude de atuação que torna a área mais interessante e certamente atrai novos profissionais.
Entre tantas coisas, o design gráfico pode ser a porta de entrada para você trabalhar na criação de novos produtos ou embalagens, na concepção visual de um site, no desenvolvimento de postagens para redes sociais, na produção de animações, na formatação de jornais e revistas e por aí vai.
Dentre essas atividades, um setor que cresceu bastante nos últimos anos é o UX Design - uma profissão derivada da expressão em inglês “User Experience Design” que pode ser traduzida como Design da Experiência do Usuário.
O objetivo do profissional que se especializa nessa vertente do design é propor e desenvolver ações que, de acordo com a análise do mercado e os desejos dos clientes, otimizem a experiência do usuário em sites, e-commerces, aplicativos ou qualquer outra plataforma digital. Ele pode ser responsável por tornar o ambiente virtual mais funcional, reduzir o número de cliques necessários para realizar qualquer ação, otimizar a navegação e até mesmo aprimorar o atendimento ao cliente.
Para completar, assim como a maioria dos profissionais ligados à comunicação, o designer gráfico ainda consegue atuar como autônomo ou seguir a carreira acadêmica, transmitindo suas habilidades para as próximas gerações de profissionais.
Onde um Designer Gráfico pode trabalhar?
A versatilidade de atividades influencia diretamente nos espaços que podem ser ocupados pelos profissionais da área. Pensando nisso, preparamos uma pequena lista com os setores mais comuns:
- Agências de Publicidade
- Editoras
- Departamentos de Arte de Empresas de Comunicação
- Escritórios e Estúdios de Design
- Emissoras de TV
- Empresas de Embalagens
- Gráficas
- Produtoras de Vídeos
- Empresas Cinematográficas
Mas lembre-se que você não deve ficar restrito a essas opções quando for procurar um emprego. Com o crescimento do ambiente digital, muitas empresas que nunca pensaram em contratar um designer gráfico estão precisando de especialistas para suprir novas demandas.
Qual é o perfil de um designer gráfico?
Traçar o perfil de um profissional costuma ser uma tarefa complexa, afinal não existem fórmulas prontas quando se trata da afinidade entre pessoas e suas profissões. No entanto, é possível listar algumas características que se repetem com mais frequência entre os designers gráficos.
Ter um lado artístico
Ser artista não é uma exigência, mas gostar de arte e ter afinidade com algumas expressões artísticas, como o desenho, é comum e pode ser muito útil para sua carreira profissional.
Além disso, separar um tempo da sua semana para assistir filmes, ler livros, participar de exposições e pesquisar composições visuais aumenta o repertório cultural e mantém a sensibilidade.
Ser criativo e inovador
Nós sabemos que a criatividade não é um talento natural, e sim uma competência que precisa ser desenvolvida diariamente. Isso significa que o designer gráfico deve ser uma pessoa dedicada e interessada em atividades ou técnicas que estimulem seu potencial criativo.
Assim, você aumenta as chances de expressar ideias com mais facilidade, criar composições visuais diferentes e encontrar soluções inovadoras para seus projetos.
Confira nosso texto sobre criatividade para entender mais
Estar antenado nas tecnologias do momento
Uma parte considerável do trabalho de um designer gráfico está ligado ao uso de softwares e programas de computação gráfica que passam por atualizações constantes. Por isso, é importante que os profissionais da área sejam curiosos e gostem de tecnologia.
Estar antenado vai ajudar você a dominar as ferramentas necessárias, explorar tendências ou encontrar novos programas que possam ajudar a transformar ideias em realidade.
Quanto ganha um Designer Gráfico?
Não adianta mentir para si mesmo: saber quanto um profissional costuma ganhar é um fator que interfere (e muito) na escolha de carreiras. Afinidades e habilidades também são importantes, é claro, porém andam de mãos dadas com o planejamento financeiro.
No caso do designer gráfico, os ganhos variam de acordo com a região, o cargo, a empresa, os níveis de especialização, o modelo de contratação e até mesmo a atuação paralela como freelancer.
Segundo a plataforma Love Mondays, o salário médio nacional de um Designer Gráfico é de R$2.388 por mês. Essa estimativa foi realizada com base em 2.570 salários enviados por funcionários com cargos similares.
A boa notícia é que estamos falando de um setor em crescimento que abre espaço para diversas formas de atuação, incluindo trabalhar em empresas estrangeiras em modelo home office.
Como funciona o curso de Design Gráfico na FAESA?
O bacharelado em Design Gráfico da FAESA é presencial e tem duração de 3 anos e meio. São sete períodos movidos por três pilares: processos criativos, ferramentas para inovar e projetos sustentáveis.
Durante esse tempo, o aluno tem contato com um currículo moderno e atualizado, que estimula a criatividade e inovação por meio de projetos de extensão conectados ao mercado e laboratórios que oferecem as principais ferramentas e softwares de design gráfico.
Tudo que você precisa para aprimorar o pensamento estratégico, desenvolver a responsabilidade social e se destacar nesse mercado em crescimento exponencial.