Desde o início do ensino superior, professores, veteranos e profissionais do mercado falam sobre a importância que um estágio pode ter em uma carreira profissional.
Eles estão certos, e é por isso que vamos falar um pouco mais sobre o que é o estágio e listar quatro razões para você começar a estagiar durante a graduação.
Um estágio é, de acordo com uma das definições do Dicionário Michaelis, o “tempo dedicado à prática de uma profissão”, o “período que se permanece em uma empresa para aprendizagem e aprimoramento do cargo que se pretende ocupar definitivamente”.
Expandindo esse conceito, o estágio se torna uma oportunidade do aluno vivenciar a profissão que escolheu, aplicando a teoria na prática e desenvolvendo novas habilidades.
No entanto, o estágio não é considerado trabalho, e sim um parte integrante da formação garantida tanto pela Constituição Federal de 1988, quanto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96).
Segundo essa legislação, o estágio está ligado a atividades de aprendizagem que podem ser obrigatórias ou não-obrigatórias nas grades curriculares dos estudantes. No primeiro caso, a carga horária é pré-requisito para a conclusão do curso; no segundo, é uma atividade opcional definida pelo próprio estagiário.
Em ambas as opções, o estágio pode ser remunerado ou não.
É comum vermos vagas de emprego que procuram profissionais com experiência. O estágio geralmente cumpre esse papel, mas não para por aí, afinal é uma chance de quem está começando no mercado ter contato real com o dia a dia de sua futura área de atuação, entendendo o funcionamento da profissão e as tarefas que costumam envolvê-la.
Isso é importante, porque você vai ter mais bagagem, maturidade e domínio de suas habilidades quando chegar a hora de entrar no mercado de uma vez por todas.
Não existe ambiente melhor para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula do que um estágio. Esse espaço é pensado para ser um centro de descobertas, onde o aluno vê aquilo que aprendeu ser colocado em prática por profissionais mais experientes e participa de processos que não acontecem na graduação.
Mas, para aproveitar ao máximo essa experiência, você não deve ter medo de perguntar, propor ideias e dividir conhecimento com outros setores.
Falando em trocar figurinhas com outros setores, o estágio desponta como um dos melhores lugares para iniciar e ampliar sua rede de contatos.
As conexões construídas no mercado de trabalho podem dar dicas que aprimorem seu trabalho, indicar você para novas vagas e apresentar inúmeros profissionais que possuem papel importante em outros setores ou empresas.
No final da graduação, essa rede também pode influenciar na sua efetivação. Mas se isso não acontecer, fique tranquilo: ela continua sendo um ativo valioso para as próximas etapas da sua vida profissional.
Na graduação, você terá contato com várias abordagens teóricas, conceitos e possíveis áreas de atuação. Por conta disso, é normal ter dúvidas sobre qual caminho seguir.
Durante o estágio, é possível ter contato com algumas dessas áreas e decidir quais delas são mais interessantes. Assim, você conseguirá escolher, com mais certeza, os caminhos e cargos que irão acompanhar seu futuro profissional.
A FAESA conta com um núcleo preparado para ser a ponte que conecta você ao mercado de trabalho: o Núcleo de Estágio e Emprego (NEE).
Divulgamos cerca de 300 vagas por mês, selecionamos os melhores candidatos para as oportunidades e ajudamos mais de 3 mil alunos a conquistarem seu estágio dos sonhos.
É por isso que o NEE venceu quatro vezes a premiação nacional do IEL e sete vezes a edição estadual, sendo assim a instituição com as melhores práticas de estágio do Brasil.
Fruto do nosso compromisso com a formação e empregabilidade dos nossos alunos!
Clique no link abaixo para conhecer melhor o Núcleo de Estágio e Emprego.