A prova do Enem está entre os eventos mais esperados do ano para a maioria dos brasileiros. E não poderia ser diferente, já que estamos falando de dois dias que definem os próximos passos de estudantes ansiosos pela graduação.
Pensando nisso, separamos 14 dicas que vão deixar você pronto para arrasar no exame. Vem com a gente!
Seja prevenido e aproveite os dias anteriores ao Enem para conhecer o seu local de prova. Confira no mapa, faça o caminho e planeje o seu deslocamento com antecedência para evitar imprevistos.
Confira os documentos exigidos pela organização do Enem e deixe todos organizados em um local de fácil acesso. De preferência, perto da caneta e da máscara.
Mas lembre-se que os documentos apresentados devem ser originais, conter foto e estar em bom estado de conservação.
Confirme os assuntos que serão abordados em cada dia de prova. Dessa forma, você evita surpresas e prepara sua mente para os desafios daquele domingo.
1º Dia: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Redação
2º Dia: Ciências da Natureza; Matemática
Tudo que você tinha que aprender, já aprendeu. Na véspera do exame, o ideal é trocar os livros por algo que relaxe o seu corpo e sua mente.
Mas cuidado com o exagero: não se esqueça de dormir cedo para renovar as energias antes de encarar as provas.
A noite passou, o sol raiou e você não deve correr riscos. Se não quiser virar meme entre os atrasados, prepare-se para chegar ao local de prova com antecedência.
Lembre-se que o trânsito na região pode estar congestionado, afinal, centenas de estudantes estão se dirigindo para o mesmo endereço.
Todo mundo sabe que postar foto da prova, usar aparelhos eletrônicos ou tentar colar são atitudes eliminatórias, mas não custa lembrar. Em todos esses casos, você será desclassificado imediatamente.
Entre os objetos proibidos, podemos destacar relógios inteligentes, fones de ouvido, borrachas, lapiseiras, corretivos e canetas feitas com material não transparente.
Para evitar qualquer infração, vale a pena ler o edital e conferir exatamente o que não é permitido fazer nesse dia tão importante.
“Você tem só três minutos para resolver cada questão.”
“Não fique mais de três minutos na mesma questão.”
Essas frases são muito comuns em cursinhos preparatórios. E, apesar do tempo depender de fatores como o tema da redação e a sua facilidade com a matéria do dia, esses ditados tem um propósito importante: garantir que o aluno preste atenção no tempo.
Sem isso, o sinal pode soar antes de você finalizar as questões ou preencher o gabarito.
Nós sabemos que o tempo é curto, mas se tem uma coisa que você não pode deixar de fazer é ler todas as questões e alternativas com o máximo de atenção.
Assim, aumentam as chances de identificar as pegadinhas, entender o que a pergunta está pedindo e assinalar a resposta correta.
Não adianta fingir que não existe nervosismo quando o assunto é Enem. Você estudou o ano todo para realizar uma prova que pode definir o seu futuro e tem todo o direito de estar ansioso pelo grande momento.
No entanto, a ansiedade pode interferir no seu resultado. Por isso, se você sentir os níveis de preocupação subindo, feche os olhos e faça um exercício de respiração até se acalmar.
Começar o Enem pelas questões que você tem afinidade é uma boa ideia e pode colaborar com sua autoestima. Sim, é isso mesmo que você leu…
Pode parecer besteira, mas cada alternativa marcada com certeza no começo da prova deixará você mais confiante para as etapas mais difíceis e cansativas.
“Comece pela redação!”
Você não precisa seguir esse chavão e escrever a redação logo no começo, mas também não pode fugir do desafio. Por isso, assim que receber o caderno de questões, leia os textos motivadores, levante ideias e pense sobre o tema.
Dessa forma, você consegue calcular em média o tempo que deverá reservar para essa etapa, buscar referências nas questões objetivas e escrever um texto nota 1000 quando estiver confortável.
Sentiu que alguma coisa está tirando sua atenção? Faça uma pausa estratégica.
O Enem é uma prova exaustiva que exige muita concentração e tranquilidade. Logo, use as pequenas pausas para comer, beber água ou ir ao banheiro.
Respire fundo, se alimente com comidas leves, faça um alongamento… enfim, deixe o seu cérebro respirar. Esse é o segredo para encarar mais um bloco de perguntas com o mesmo foco do início.
Deixar questões em branco não é uma boa ideia. No entanto, chutar sem pensar está fora de cogitação.
Portanto, nossa dica é reler as questões que ficaram em branco, analisar as opções com atenção e eliminar algumas alternativas erradas. Isso aumenta as chances do seu palpite estar correto!
Para concluir a prova sem preocupação, precisamos tomar cuidado com o gabarito. Suas melhores opções são transferir as respostas a cada vinte questões resolvidas ou separar os 30 minutos finais para preenchê-lo com calma.
Não esqueça que o gabarito é o único documento usado na correção!
Após um ano de muito esforço e estudo, não tem nada melhor do que estudar em uma infraestrutura de excelência com professores que valorizam a inovação e uma equipe preparada para inserir você no mercado.
Parece coisa de outro mundo, mas não é… Estamos falando sobre estudar no melhor Centro Universitário da região sudeste sem precisar de outro vestibular.
É só apresentar sua nota do Enem, fazer a matrícula online e aproveitar as maravilhas da FAESA!
Você pode mais. Acredita e vem!