No último domingo (14/06), nossos alunos de Graduação e Técnico em Enfermagem participaram da ação "Viana Vacinada" contra Covid-19, com objetivo de imunizar até 35 mil residentes do município com idade entre 18 e 49 anos, que ainda não tenham sido vacinados.
Todos são voluntários e essa experiência traz com ela muito aprendizado e solidariedade. Nossos alunos atuaram desde a triagem e organização da ação, até a aplicação das vacinas em duas escolas do município, a CMEI Manoel Evêncio de Oliveira e a EMEF Gislene Silva Queiroz.
A aluna do curso de Técnico em Enfermagem, Luciana Dias Carvalho Freitas, destacou a importância do voluntariado. "Nós da FAESA, estamos contribuindo com nosso trabalho e para mim, está sendo uma satisfação muito grande fazer parte da história de Viana", afirma.
A ação faz parte da pesquisa da Fiocruz em parceria com o Hucam, e a cidade de Viana é a única do Brasil a participar desse estudo sobre o novo coronavírus. Com base em resultados prévios, o objetivo é testar a efetividade de duas aplicações de meia dose (0,25 ml) da vacina Astrazeneza na imunização.
Caso a efetividade da dosagem seja comprovada, será possível vacinar o dobro da população no Brasil, tendo em vista a quantidade de imunizantes disponível atualmente no país. Mesmo que o resultado seja negativo, os participantes terão recebido uma dose extra da Astrazeneca para não correrem o risco de ficarem sem a proteção contra a Covid-19.
A coordenadora da graduação em Enfermagem da FAESA, Cassia Maria dos Santos Gomes, acompanhou a atuação dos alunos e destacou a importância da ação. “É um momento de muito aprendizado e também de esperança. Esse estudo pode salvar muitas vidas e ter a FAESA presente ajudando na imunização é um motivo de muito orgulho”.
Cerca de 14 mil pessoas já foram vacinadas neste primeiro dia da ação, mas os agendamentos serão reabertos na terça-feira (15/06) pelo site www.vianavacinada.saude.es.gov.br para quem ainda não foi vacinado contra o novo coronavírus.
A aluna do 9° período de Enfermagem, Cristiane da Silva, disse estar muito feliz em fazer parte de uma pesquisa tão significativa. “É com muita alegria que participo da imunização dos residentes do município, é um momento histórico de muito aprendizado”, destaca.
Pode ser vacinado qualquer morador de Viana na faixa etária entre 18 e 49 anos, desde que concorde em participar como voluntário. Para isso, a pessoa precisará assinar um termo de consentimento.