Alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA vão mapear imóveis não utilizados no Centro de Vitória. Em solenidade realizada quinta-feira (15), o prefeito Lorenzo Pazolini e o reitor da FAESA, professor Alexandre Nunes Theodoro, assinaram um Termo de Cooperação Técnica e Científica, entre a Prefeitura de Vitória e o nosso Centro Universitário, para que os alunos elaborem um mapa de ociosidade com informações sobre os edifícios vazios ou subutilizados do Centro da Cidade.
A pesquisa de campo envolverá a identificação dos imóveis nessas situações, com informações e fotografias, além de entrevistas com a comunidade local sobre os possíveis usos da área. Ao final do projeto de extensão, o material será entregue ao Município, como forma de contribuir com a tomada de decisões da gestão municipal.
A solenidade de assinatura aconteceu no gabinete do prefeito de Vitória e representa um marco para a vitalização do Centro de Vitória. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Vitória e de representantes da câmara municipal, da sociedade civil organizada vinculadas ao Centro de Vitória e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional (IPHAN).
O prefeito de Vitória destacou a relevância dessa parceria para o município. "Tenho certeza de que, com a assinatura deste termo de cooperação, nós vamos dar um passo ainda maior. Essa conjugação de esforços, sinergia e união de todos os segmentos é muito importante. A força e o desejo de mudança que vêm da juventude, esse ímpeto que os acadêmicos trarão para nós, farão com que tenhamos celeridade e objetividade, mas com qualidade. É um momento muito importante de agradecimento a todos que colaboraram. Isso será fundamental para ressignificarmos o Centro de Vitória", afirma Lorenzo Pazolini.
Para o reitor da FAESA Centro Universitário, o projeto cumpre a principal premissa da extensão universitária. “A produção de conhecimento na educação superior deve estar sempre focada na formação de nossos alunos e também na promoção do desenvolvimento social. A criação de um projeto de extensão para realizar o mapeamento dos imóveis desocupados e subutilizados no Centro de Vitória contribui para a formação de excelência de futuros arquitetos e urbanistas, e para o atendimento de uma demanda muito importante da sociedade capixaba em relação ao Centro de Vitória. Consolidando o eixo pesquisa- ensino- extensão, fundamental para a excelência da nossa IES, o trabalho de nossos alunos e professores fornecerá informações extremamente importantes para a tomada de decisão da municipalidade, oportunizando o avanço do debate sobre sustentabilidade urbana, em benefício de toda a população da nossa capital”.
O projeto de extensão será desenvolvido até dezembro de 2021 e tem como integrantes as professoras Michela Sagrillo Pegoretti Fadini e Viviane Lima Pimentel, que atuam na coordenação, e oito alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA: Bruna Rubim Pinho, Clara Pinto Huhn de Azevedo, Gabriela Alves Pinto, Isabela Cristina Oliveira da Silva, Leomar Cardoso Toroli, Lóren Thomazini Caliman, Mariana Ferreira Reis e Wanderson Sales Martins.
Wanderson Sales Martins, fez uma fala na cerimônia, representando os demais alunos a convite do prefeito. "Em nome de todos os alunos, nos sentimos muito gratos de fazer parte desse projeto, conhecendo melhor o Centro de Vitória, que é tão rico em cultura e história. Nós não queremos apenas trazer os dados, queremos ver esses edifícios sendo ocupados, com novos usos. Queremos ver esse Centro vivo novamente", destaca o aluno do 4º período de Arquitetura e Urbanismo da FAESA.
Na solenidade, a professora Viviane Pimentel fez uma fala representando as docentes e destacou a importância desse projeto para o município e para a formação dos alunos, que estão conhecendo de perto a realidade do Centro de Vitória por meio da pesquisa dos imóveis e do contato com a comunidade.
Além da participação do reitor da FAESA e dos alunos e professoras integrantes do projeto, a FAESA foi representada na solenidade pela professora Carla Letícia Alvarenga Leite, pró-reitora acadêmica da Instituição, o professor André Lima, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA, e a professora Sarah Heidtmann Avila Ramos, gestora do Centro de Pesquisa e Extensão do nosso Centro Universitário.
O termo de cooperação foi assinado com a Prefeitura Municipal de Vitória por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Cedec).
Primeiro foi feita uma conversa inicial com a PMV pra ver a verdadeira demanda e o que já tinha de material e levantamento. Ao saber da necessidade de atualização dessas informações por parte da PMV, a FAESA se disponibilizou a realizá-la para contribuir com a administração pública. O secretário que representa a pasta, Marcelo de Oliveira, destacou a importância do projeto para o município. "Desde o início da gestão do prefeito Pazolini, temos trabalhado para a requalificação do Centro da nossa cidade, sempre com muito diálogo e respeito pela comunidade e pelos comerciantes da região. A parceria com a FAESA será de fundamental importância para pensarmos o futuro da nossa cidade", disse o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira.
Acompanhe os desdobramentos desse projeto em nosso site e nas redes da FAESA.