A disciplina de Empreendedorismo e Inovação, que faz parte do currículo dos cursos da FAESA, está entre as melhores práticas empreendedoras desenvolvidas por instituições de ensino superior do Espírito Santo.
Parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora promovido pelo Sebrae desde 2013, a premiação foi concebida com o intuito de valorizar e estimular iniciativas educacionais que potencializam as competências empreendedoras dos alunos.
Zilka de Aguilar, gestora do Núcleo Pedagógico da FAESA, e o professor Henrique Hamerski representaram a instituição na entrega dos prêmios que aconteceu na noite de quarta-feira (15). Além de Hamerski, os professores Erico Sangiorgio e Bruno Afonso Ferreira também ministram a disciplina em questão.
No entanto, é importante ressaltar que o empreendedorismo vai além da abertura de empresas. De acordo com o professor Hamerski, essa perspectiva é o fio condutor desse processo de ensino que passa por diversos momentos da construção de uma ideia.
“Vamos desde o aluno se identificar como empreendedor até o desenvolvimento de um modelo de negócios, concluindo a disciplina com um plano de negócios que viabiliza a proposta estruturalmente e tecnicamente”, explica.
Além disso, a disciplina se destaca por proporcionar a troca de visões sobre negócios através da reunião de vários cursos na mesma turma, incentivar a experimentação de novas possibilidades e inserir o aluno em um contexto prático.
“Ele tem que botar a mão na massa, tem que desenvolver o projeto, e isso o transforma em protagonista do aprendizado”, reforça Hamerski.
Para completar, o professor também esclarece que esse reconhecimento no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora comprova a excelência do trabalho que realizamos na FAESA. Principalmente quando se trata de colocar em prática valores como empreendedorismo, inovação e proximidade com o mercado.
“Estar entre as melhores iniciativas do estado mostra que o nosso projeto de empreendedorismo está muito alinhado com aquilo que o mercado precisa e deseja”, garante.