Com um mercado cada vez mais competitivo, o nível de exigência para as melhores posições de trabalho aumentou e a pós-graduação é, muitas das vezes, pré-requisito para o alcanças esses cargos. Sendo assim, os profissionais têm que estudar cada vez mais para garantir uma melhor colocação, esforço que vem acompanhado de recompensa, pois aqueles com especialização, mestrado ou doutorado, têm rendimento salarial de 150% a 255% maior do que aqueles que têm graduação.
As informações são de um estudo recente desenvolvido pelo Instituto Semesp com a análise de dados de 2016 a 2019 da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Dados) e do IBGE. Os melhores salários para profissionais mais qualificados impactam diretamente na procura pelos cursos de pós-graduação, que fazem com que as instituições de ensino aumentem a oferta a cada ano.
Alinhada com as principais demandas do mercado, a FAESA acaba de lançar 7 novas ofertas de pós-graduação, MBA, aperfeiçoamento e habilitação para 2022, dentre as 15 ofertadas. São qualificações em diversas áreas, como Saúde, Direito, Gestão e Negócios, Inovação, Agronomia, Tecnologia e Design de Interiores.
Entre as novidades, estão: Enfermagem em Terapia Intensiva, Neurociências e Comportamento, Terapia Cognitivo-Comportamental, Aperfeiçoamento em Cirurgia Bucomaxilofacial, Habilitação em Laserterapia, Solos e Nutrição de Plantas e Design de Interiores.
O gestor do Centro de Pós-graduação da FAESA, André Murilo de Souza Cavalcante, explica que há uma procura por novas formações e a especialização é um caminho interessante para aqueles profissionais que buscam ampliar a sua empregabilidade. Visando atender a essa demanda, além dos novos cursos, a Pós-FAESA traz um modelo de ensino mais adequado à realidade dos profissionais no momento.
“As aulas contam muita experimentação para promover o conhecimento e o networking entre a turma, e os cursos têm duração mais reduzida. São 10 meses de formação para os cursos pós-graduação e temos ofertas de habilitação com apenas 5 meses. A realidade do mercado demanda formações com ensino atualizado e conclusão mais rápida”, destaca.