A produção científica de nossos alunos e professores é motivo de enorme orgulho para toda a Instituição, e a excelência dessa produção recebeu destaque na 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria da Educação (Sedu), a semana reúne diversas instituições de ensino e diferentes setores da sociedade para discutir a inovação em ciência e tecnologia do Espírito Santo, dando relevância à iniciativas com soluções disruptivas e sustentáveis.
Ao todo, foram sete projetos FAESA aprovados no evento, quem têm em comum o objetivo de usar a tecnologia para resolver questões da sociedade, seja criando recursos de acessibilidade para PCDs ou desenvolvendo combustíveis com resíduos reaproveitados. A professora Eliana Caus Sampaio, dos cursos da Unidade de Computação da FAESA, teve quatro projetos aprovados, entre eles o PID - Programa de Inclusão Digital realizado em parceria com a professora Renata Cristina Laranja Leite, que leva a tecnologia a comunidades periféricas. Eliana ressalta a importância do evento: "Consideramos de grande relevância a participação em eventos científicos e em especial da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, pois são excelentes oportunidades de levar ao conhecimento público os projetos e pesquisas que são desenvolvidos dentro do universo acadêmico. Tal exposição propicia uma análise crítica sobre a aplicabilidade desses trabalhos e, através da contribuição do público, enriquece os projeto”, destaca Eliana. “Além disso, o próprio processo de elaboração se configura uma ferramenta valiosa na formação integral dos alunos, pois tem a oportunidade de levar à prática saberes acumulados ao longo da sua formação acadêmica. E por fim, podem servir de inspiração para o desenvolvimento de outros projetos similares ou como continuidade do que foi exposto." completa a professora Renata
A gestora do Centro de Pesquisa e Extensão da FAESA, professora Sarah Heidtmann Avila Ramos, também comenta o sucesso da participação da FAESA no evento. “Na FAESA, estimulamos em nossos alunos o pensar científico e criativo no confronto com a realidade para propor soluções inovadoras para os desafios da sociedade nas mais diversas áreas do conhecimento. Os professores são os grandes agentes desta transformação orientando os alunos no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão de impacto social. A socialização dos resultados destes projetos é fundamental para o retorno à sociedade na forma de conhecimento ou produto, e eventos como a 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia são importantes espaços para compartilhar essas soluções.”
Nossos laboratórios também foram destaque no conteúdo da 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia pela estrutura completa que dá suporte a tantos projetos inovadores. Confira na nossa playlist um pouco mais sobre cada um desses espaços!