Uma moção de aplauso concedida pela Câmara Municipal de Vitória e solicitada pelo vereador Armandinho Fontoura reconheceu o importante trabalho do projeto de extensão do curso de Enfermagem da FAESA, batizado de Bebê a Caminho, que fornece capacitação a gestantes e acompanhantes sobre temas da gestação, puerpério e cuidados com os recém-nascidos, por meio de curso gratuito ofertado à comunidade.
Coordenado pela professora Daniela Vieira Malta, com a participação dos alunos da graduação em Enfermagem da FAESA, este ano o projeto está capacitando dezenas de pessoas com três cursos voltados para os três diferentes trimestres da gestação.
Saiba mais sobre o projeto: FAESA oferta curso gratuito para gestantes
A professora explica que a iniciativa vai ao encontro dos objetivos específicos da "Rede Cegonha", uma estratégia do Ministério da Saúde, que visa assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério.
“Há uma grande demanda por uma rede de cuidados humanizados para mulheres grávidas, pois nem todas conseguem ter acesso às informações mais básicas durante a gestação. Foi daí que surgiu a ideia do curso para gestantes no projeto Bebê a Caminho, em que conseguiremos cumprir o papel social da extensão universitária, beneficiando a comunidade e proporcionando aprendizado aos alunos e futuros profissionais de saúde”, disse Daniela Vieira Malta.
As inscrições para os cursos que acontecem no dia 25 de setembro estão abertas até sexta-feira, dia 24/09, e podem ser feitas pelo formulário eletrônico https://forms.gle/sfTr7V9ZZF41apEx9. Serão três turmas, divididas pela idade gestacional. O curso 1 é para gestantes que estão no primeiro trimestre de gravidez, o curso 2 para gestantes no segundo trimestre e o curso 3 para as que estão no terceiro e último trimestre da gestação.
A capacitação será ministrada pelos alunos do curso de Enfermagem da FAESA e pela professora Daniela Vieira Malta, coordenadora do projeto. Novas turmas serão formadas nos meses de outubro e novembro. Acompanhe a divulgação nos canais digitais da FAESA.