A parceria entre a FAESA e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) têm rendido bons frutos. De ações de saúde à implantação de sistemas educacionais, a cooperação ganhou ainda mais força em 2021, ano em que três projetos de extensão foram colocados em prática com os adolescentes e com os servidores do instituto. São eles: Enfermagem em Ação, Escolha Consciente e Núcleo de Diversidade da FAESA (NUDI).
Para a gestora do setor de Inovação, Pesquisa e Extensão da FAESA, Alessandra Pattuzzo, a formação acadêmica aliada à prestação de serviço à comunidade é, sem sombra de dúvidas, um diferencial tanto para o aluno, quanto para quem busca uma graduação de excelência.
“A extensão universitária tem o papel importante na construção, aplicação e produção do conhecimento em contexto com a comunidade. Os alunos extensionistas retribuem a oportunidade de aprendizado, de forma interativa, praticando as matérias aprendidas na instituição de ensino e descobrindo novos valores. Desta forma, contribuem, juntamente com os professores envolvidos, para a resolução de problemas que são emergentes na contemporaneidade”, afirmou Alessandra.
Leia mais: FAESA e IASES assinam parceria para execução de Projetos
Tradicional no curso de Enfermagem da FAESA, o projeto Enfermagem em Ação promove ações sociais e educativas que têm o objetivo de levar conhecimento sobre saúde para a comunidade, contribuindo para a prevenção de doenças e, por consequência, para a melhoria da qualidade de vida da população.
Desta vez, as ações do projeto ganharam um novo espaço e os alunos realizaram as atividades com os servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
Os assuntos foram divididos em módulos que puderam ser acessados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Socioeducação (AVAS), portal criado pelos alunos de Engenharia da Computação da FAESA sob orientação do professor Otávio Lube para capacitação e ensino de servidores e adolescentes do instituto. No decorrer de cada módulo foram disponibilizados textos e vídeos, além de um fórum para interação entre os participantes e os tutores do curso, sendo esses estudantes da FAESA.
De acordo com a Subgerente de Formação e Pesquisa do IASES, Hanelore de Paula, a teoria e a prática caminharam juntas durante todo o curso. “A ideia é que os servidores tenham contato primeiro com o conteúdo e vá para as oficinas práticas com todos os elementos estudados para assim tirar dúvidas”, explicou.
O curso era coordenado pela professora do curso de Enfermagem da FAESA, Lorena Silveira Cardoso, e contou com 20 horas de duração. Ao todo foram 68 servidores inscritos e 23 certificados emitidos ao final dos encontros.
No projeto Escolha Consciente, os alunos da graduação de Psicologia realizam ações de conscientização e auxílio na tomada de decisão quando o assunto é vida profissional e mercado de trabalho. Desta vez, as atividades aconteceram com os adolescentes do Iases que participaram de palestras sobre autoconhecimento, realidade profissional e projetos para o futuro.
No total foram realizados oito encontros que se dividiram em duas unidades do instituto. Durante a programação, as alunas extensionistas do projeto desenvolveram atividades sobre o significado do trabalho, sobre os desejos dos adolescentes em relação à vida profissional, as áreas de atuação existentes e os requisitos necessários, além das barreiras que eles podem encontrar no decorrer deste caminho.
Participaram das ações presenciais, 9 socioeducandos da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e 10 do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).
O projeto de extensão Núcleo de Diversidade da FAESA (NUDI) tem o objetivo de promover ações em prol da diversidade e de produzir conhecimento científico sobre o tema. As ações foram realizadas pelos alunos alunos dos cursos de Direito, Enfermagem, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas da Informação da FAESA Campus Cariacica e Campus Vitória, com a orientação da professora Mirella Bravo.
O projeto recebeu um convite do Iases para realizar ações dentro do instituto, tendo como público-alvo os servidores que estão em contato direto com os socioeducandos.
O conteúdo começou a ser desenvolvido em agosto deste ano e após todo o período de pesquisa e criação das trilhas, foram elaborados dois cursos com 50 horas de duração. O IASES tem a intenção de atingir todos os seus mais de mil servidores em todo o Brasil.