Entre os dias 03 e 06 de novembro, a Unidade de Linhares da FAESA promoveu a II Semana Agronômica. O evento reuniu mais de 100 participantes em mesas-redondas online e mini cursos presenciais. Nesta edição, a Semana Agronômica foi organizada em torno do tema: “Produção Sustentável e Segurança de Alimentos”.
Os destaques ficaram para as discussões sobre conservação ambiental, rastreabilidade na produção agropecuária e produção orgânica de alimentos. Tópicos que contribuem com a formação de profissionais preparados para o futuro.
Idealizada e organizada pelos alunos como parte de um projeto do curso de Agronomia da FAESA Linhares, a Semana Agronômica nasceu com o objetivo de oferecer à comunidade cursos e palestras sobre inovação, empreendedorismo e sustentabilidade no setor.
O caminho da agronomia é a inovação
O evento promove a interação entre alunos e profissionais do mercado em debates acerca da inovação na agronomia, dos avanços tecnológicos que transformam os sistemas de produção e dos pilares sustentáveis que aumentam a qualidade dos alimentos.
“A Semana Agronômica é um evento em que a FAESA permite aos alunos, agricultores e profissionais da área agregar novos conhecimentos que envolvem a área da agronomia através de apresentações realizadas por profissionais qualificados e com grande experiência”, ressaltou a aluna Ester Frigi.Para Ester, um dos pontos positivos do evento foi o conhecimento de novas tecnologias que podem ser aplicadas no trabalho diário e que garantem uma melhor qualidade e segurança dos produtos e alimentos.
Um dos palestrantes desta segunda edição foi o engenheiro agrônomo e agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper, Fábio Morandi.
“Participar da II Semana Agronômica da FAESA demonstra que a instituição está antenada com as mudanças significativas que estão ocorrendo em nosso modelo de produção agrícola. Para os alunos e para o público participante, isso cria perspectivas novas sobre essa revolução silenciosa na agricultura. Foi muito enriquecedor compartilhar experiências e conhecer pessoas incríveis que estão fazendo a diferença”, declarou o fundador da Universidade Orgânica.
Edson Frigi, aluno do 8º período do curso de Agronomia da FAESA, acompanhou esse discurso, destacando a relação entre os temas e a prática profissional.
“O evento superou as expectativas dos alunos, agricultores e empresários por abordar temas que estão sendo vivenciados pelo segmento todos os dias na atividade, dialogando com perspectivas e soluções de médio e longo prazo para superar os desafios”.