Após 28 horas cheias de criatividade, inovação e muita programação, o maior hackathon universitário do Espírito Santo consagrou os vencedores do Hack FAESA 11.0. No primeiro lugar, Anniely Giestas Barbieri, Eduardo Gardi Lima, José Henrique, João Vitor Figueiredo e Leonan Maycon Bromerchenkel apresentaram a melhor solução e conquistaram o prêmio de 2 mil reais.
Grupo Barracudas, campeão do Hack FAESA 11.0
O grupo Barracudas apresentou um aplicativo, que tem o objetivo de personalizar a experiência do turista, e indicar as melhores opções próximas ao usuário de acordo com o tipo de programa que o usuário deseja fazer. Voltada para o segmento do turismo, o ViajantES se destacou pelo olhar inclusivo, agregando o valor da acessibilidade. O aplicativo também permite que deficientes visuais interajam com a Alexa e consigam acessar os ambientes indicados.
Para um dos integrantes do grupo vencedor, Leonan Bromerchenkel, a experiência foi transformadora e possibilitou colocar em prática todo o conhecimento sobre programação. Além da oportunidade de conexão com o mercado, o maior hackathon do ES também se destaca pelo suporte que dá aos participantes.
“A equipe esteve o tempo todo conosco, teve muita dinâmica legal, brincadeira e conversa. Os próprios professores estavam olhando a nossa ideia, dando dica do que que a gente podia fazer”, afirma. O Hack FAESA é uma experiência transformadora, não apenas para estudantes da área de tecnologia da informação, mas também para alunos de todas as áreas, já que possibilita a conexão com o mercado e fomenta a inovação nos mais diversos segmentos.
A maratona de programação promovida pelo Movimento de Inovação e Empreendedorismo da Instituição (Mov.ie) reuniu estudantes de diversos cursos e de outras instituições de ensino, além de profissionais do mercado e empresas, na busca por soluções inovadoras para os desafios propostos.
Neste ano, a edição marca o retorno ao modelo presencial do Hack FAESA após dois anos em que a maratona se dividiu entre o formato online e híbrido. O trabalho dos participantes aconteceu dentro do Mov.ie, o Hub de conexão com o mercado da FAESA, onde trabalharam em grupos compartilhando conhecimento e pensando soluções inovadoras.
Os participantes também tiveram a oportunidade de interagir com empresas que são destaques no cenário de inovação capixaba como Vale, Inflor, ArcelorMittal, Intelliway e Sankhya. As interações envolveram bootcamps que antecederam os dias de maratona, onde puderam aprofundar o conhecimento a respeito das ferramentas que podem auxiliar na construção, modelagem e prototipagem do projeto. Além de desafios, orientações com mentores, sorteios e dinâmicas durante a madrugada.
Para o head de segurança da informação da Intelliway, Hugo Frauches, que é egresso da FAESA e também já participou de três edições do Hack FAESA, essa é uma oportunidade dos alunos colocarem em prática o que aprendem nas disciplinas, além de toda a conexão que estabelecem com o mercado.
Foi a primeira vez que a Intelliway participou do Hack FAESA como patrocinador, de acordo com o CEO da empresa, Carlos Eduardo Brandão, essa interação significa aproximação com a academia, integração e captação de novos talentos. “Esse evento é super importante porque permite que os alunos entendam como funciona o mercado corporativo e incentiva soluções inovadoras”, pontua.
Essa edição contou mais uma vez com o apoio e patrocínio da Arcelor Mittal, que fomenta a transformação digital por meio da inovação, com o programa INO.VC. “Participar de um movimento como esse é muito gratificante porque esse é o momento de estimular o empreendedorismo e buscar soluções para desafios junto ao meio acadêmico”, destaca Lincoln Rezende, Head de Relacionamento com o Ecossistema do INO.VC.
E na hora de receber os prêmios, os participantes receberam mais uma surpresa. Em comemoração aos 50 anos do Centro Universitário FAESA, a organização decidiu aumentar 500 reais no valor de cada premiação, o que possibilitou aos vencedores do primeiro lugar, receberem um cheque de 2 mil reais, o segundo lugar 1500 reais e o terceiro lugar 1000 reais.
Confira os outros grupos vencedores do Hack FAESA 11.0
2º lugar | Grupo Block4
Integrantes: Gabriel Silva Machado, João Pedro Camargo Batista, Isabela Ferreira Selga, Rafaela de Aguiar Rocha.
3º lugar | Grupo Know How
Integrantes: Mateus Gomes Montovani, Pedro de Almeida Pimentel Neto, Phellipe Santos Sarmento, Raphael Ferreira de Moraes, Keven do Rosário Ferreira.